A detecção de uma rede Hotspot é feita pelo diretamente pelo SO (Sistema Operacional) do dispositivo que pode ser um Celular, Tablet ou computador.

Ao acessar a rede Wi-Fi, é feita uma requisição para uma determinada URL por esse dispositivo, que espera um retorno específico para identificar se existe um Captive Portal associado. 


Captive Portal é uma aplicação responsável por controlar e gerenciar o ingresso de usuários em redes públicas e privadas de forma automatizada.

  • Se a rede não possuir um Captive Portal, um resultado será retornado e o dispositivo detectará que possui acesso completo à Internet.
  • Se o dispositivo conseguir acesso à Internet mas o resultado for diferente do esperado, então o SO detecta que existe um Captive Portal e, na maior parte dos dispositivos, exibe a tela de autenticação automaticamente.


Abertura automática da tela de autenticação.


Dispositivos Android.

Celulares e Tablets com versão superior à 4.4 (KitKat) possuem o recurso para abertura automática, onde uma notificação é exibida ao usuário de que é necessária autenticação para navegação na rede em questão.

Em versões anteriores, o processo fica por conta do usuário que deverá abrir o navegador e realizar o acesso à algum site para que então o Captive Portal faça o direcionamento à tela de autenticação.


Dispositivos Apple (iPhone / iPad e Macs).

As requisições realizadas pelos dispositivos Apple fazem que com que a tela de autenticação se abra automaticamente, algumas vezes a tela é mostrada mesmo após o dispositivo já estar autenticado. Nesses casos, você verá um "Success" em sua tela que nada mais é que o SO identificando que você já está autenticado em seu uma rede de Hotspot.


Não abertura automática da tela de autenticação

Muitos são os motivos que podem resultar na não abertura automática da tela de autenticação, desde a versão/tipo do dispositivo (conforme mencionamos mais acima), incompatibilidade do sistema operacional com o recurso ou até mesmo uma má configuração de rede do seu Hotspot.

Portanto a não abertura da tela não é um problema no serviço Mambo e possivelmente é relacionada a algum dos motivos mencionados nessa página.